bastidores

Estado prega cautela sobre proposta de ‘privatizar’ Unidades de Saúde

28 de outubro de 2020 às 11h49 Por Wallison Bezerra
Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado.

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, pregou cautela e aprofundamento na proposta da Presidência da República em “privatizar” as Unidades Básicas de Saúde. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro autorizou que o Ministério da Economia inicie estudos para inclusão de UBSs no Programa de Parcerias de Investimentos.

“Temos que ter uma ideia mais precisa de como isso acontecerá. Nós sabemos que é fundamental na saúde do país que a atenção primária seja priorizada. Qualquer atitude que visa melhor atenção primária de saúde é salutar. Mas, precisamos aprofundar como será”, disse ao Blog.

“Acho que como se trata de um setor da saúde que ainda não funciona bem no país, que é atenção primária, temos que procurar alternativas para o melhor, no sentido que diabetes, cardiopatas, e pessoas que tem doenças crônicas sejam tratadas melhor”, completou.

O decreto presidencial estabelece que os estudos sobre as UBS devem avaliar “alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Comentários: