especial

Seu Gerson: 70 anos decidindo nosso futuro

29 de novembro de 2020 às 08h08 Por Wallison Bezerra
Gerson Bezerra, meu avô. Aos 88 anos, aposenta o título de eleitor

Abro este espaço para um relato pessoal.

Como todos os dias em que ocorrem votação, acordei bem cedo para acompanhar desde as primeiras horas as movimentações do dia tão esperado quando podemos escolher os próximos passos da cidade. Nesse ano, porém, o motivo foi além de especial.

Tive a honra, e que honra, de acompanhar meu avô, Vicente Bezerra de Macêdo (88 anos), conhecido popularmente em Mandacaru como Seu Gerson, em sua última votação. Depois de 70 anos decidiu aposentar o título de eleitor. A única exceção para ir à urna futuramente é se tiver um neto disputando algum cargo público, não esconde esse sonho.

Confesso que fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao entrar no Colégio Pedro Anísio, no Bairro dos Ipês, e acompanhá-lo até a seção de votação. Lúcido, foi reconhecido e cumprimentou ao menos 15 pessoas, isso até eu contar, claro que seguindo o distanciamento. Nada de abraços ou aperto de mão. Todos citavam: – Seu Gerson já está aqui de novo. O sorriso no rosto dele me enchia de alegria.

Ao entregar o documento ao mesário, entoou com todo gosto: “Há 70 anos que dou o meu voto. Quase sempre meus candidatos venceram, espero que desta vez não seja diferente. Essa é a última vez que voto”.

E completou. “Estou aqui com meu neto, Wallison Bezerra. Ele é jornalista e veio ver de perto esse momento da minha vida”.

Gerson Bezerra, meu avô. Aos 88 anos, aposenta o título de eleitor

A alegria era contagiante. Todos na sala estavam impressionados com tamanha expertise. Assinou o caderno de votação e se dirigiu até à urna. Cinco segundos no máximo. De lá, disse: “Assinho [como costuma me chamar desde quando era criança] já dei meu voto”.

Missão cumprida. E que missão. Seu Gerson é um orgulho não só para mim, mas para uma família que tem um patriarca há 70 anos decidindo o futuro da esposa, Dona Gil [minha avó], sete filhos [Rui, Régia, Irã, Ari, Regina, Rejane e Luciene], onze netos [Thayanna, Thamyres, Nathália, Gerson, Rayanne, Wallison, Oton, João Victor, Maria Clara, Vicente Neto e Irã Filho] e três bisnetos [Isabella, Matias e Pérola Maria].

Se você ainda tem restrição com a eleição, não deixe de votar. O poder do amanhã está em suas mãos.

Comentários: