bastidores

TV Cabo Branco abraça campanha sobre 25 anos da urna eletrônica

22 de julho de 2021 às 11h28 Por Wallison Bezerra
Reunião entre o presidente do TRE-PB, Joás de Brito, e o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos

A TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, aceitou o convite do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para participar da produção de uma campanha sobre os 25 anos de instituição da urna eletrônica, equipamento usado nas eleições desde 1996.

O acordo foi firmado numa reunião na última segunda-feira entre o presidente da Corte Eleitoral paraibana, desembargador Joás de Brito Pereira, e o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos.

O juiz membro Arthur Monteiro Lins Fialho, diretor da Escola Judiciária Eleitoral e presidente da Comissão de Gestão da Memória, explicou a parceria.

“Estamos convidando a TV Cabo Branco para uma nova parceria, que consiste na coleta de imagens históricas da divulgação da urna em 1996 e na produção de um vídeo em conjunto, a ser publicado nas Redes sociais do TRE-PB e distribuído com a imprensa”, disse.

Eduardo Carlos celebrou a colaboração. “Sem dúvida é um momento importante, são 25 anos da Urna Eletrônica, e estamos renovando a nossa parceria em prol da democracia”, afirmou.

Voto eletrônico e Bolsonaro 

A campanha desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acontece no momento em que um grupo liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) busca aprovar a todo custo o chamado “voto auditável”.

Em recentes declarações à imprensa e correligionários, Bolsonaro tem afirmado que houve fraudes nas eleições de 2014, apesar de não apresentar uma única prova, até agora.

Hoje, o Jornal O Estado de São Paulo divulgou uma matéria afirmando que o ministro da Defesa, Braga Neto, disse ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que sem o voto impresso ou auditável, não haveria como ter eleição em 2022.

Comentários: