operação calvário

STJ julga recurso de Ricardo Coutinho

10 de novembro de 2021 às 19h30 Por Wallison Bezerra
Ricardo Coutinho (PT), ex-governador da Paraíba

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STF) vai julgar na próxima semana um recurso impetrado pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

O agravo regimental tramita em uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra Coutinho e conselheiro afastado do TCE, Arthur Cunha Lima.

Ainda são alvos da acusação o ex-deputado Arthur Cunha Lima Filho, o ex-procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, Daniel Gomes da Silva, operador da Cruz Vermelha, e o advogado Diogo Mariz.

Inicialmente, o Blog tinha noticiado de forma equivocada que o julgamento trataria da análise da denúncia, o que só vai acontecer posteriormente. Pelo equívoco, pedimos desculpa

O que diz a denúncia oferecida pelo MPF 

A PGR denunciou o grupo por suspeitas de crimes contra administração pública e corrupção passiva. Ricardo chegou a ser preso acusado de liderar uma organização criminosa responsável por desvios de recursos destinados à Saúde e Educação do Estado.

Já Arthur Cunha Lima, afastado do cargo em dezembro de 2019, é apontado pela Polícia Federal como recebedor de propina por parte de Daniel Gomes da Silva em  troca da aprovação de contas da Cruz Vermelha relativas ao ano de 2012.

“O repasse da vantagem indevida teria se dado por meio do advogado DIOGO MAIA DA SILVA MARIZ, com a celebração de um contrato de advocacia preventiva com referida entidade, de forma a dissimular o pagamento da vantagem indevida e ocultar os verdadeiros destinatários dos valores, ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA e ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA FILHO”, diz um trecho da acusação que Blog teve acesso.

Comentários: