O debate promovido, ontem, por um grupo de empresários com os candidatos à Prefeitura de João Pessoa foi além do exibido ao público através do Youtube. Nos bastidores houve do ‘carinho’ entre os postulantes à “quase” confusão entre Ruy Carneiro e Ricardo Coutinho.
Começo por esse último episódio.
Ao fazer as considerações finais, Ruy disse que estava constrangido com a presença de Ricardo. O motivo, muitos já devem saber: a operação calvário. Ao encerrar os dois minutos da fala, quem estava do lado de fora do auditório ovacionou o tucano.
Quando saía do púlpito, o deputado federal foi insultado pelo ex-governador. Um acusou o outro de ladrão, bandido. Mas não ficou por aí. Ricardo disse que “iria derrotar Ruy”. Os demais candidatos ficaram sem reação.
Se entre Ruy e Ricardo o clima era de guerra, entre Cícero Lucena (Progressistas) e Wallber Virgolino (Patriotas) reinava o estilo paz e amor. A foto fala mais do que qualquer descrição.
Quem assistiu ao confronto sentiu a ausência do deputado Anísio Maia, candidato do PT. Até o parlamentar e sua assessoria ficaram surpresos. Não sabiam da existência do debate.
Como o Partido dos Trabalhadores é um dos maiores do Brasil, inclusive em representatividade, o jurídico da campanha estuda até a possibilidade de acionar a Justiça Eleitoral, já, que, pelas regras tradicionais o petista precisaria ser convidado.
As quase três horas podemos resumir em poucas palavras. O SOMA adicionou o que faltava na disputa: a disputa. Que comece o jogo!