A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) elege na próxima segunda-feira (1º) os novos primeiro-secretário e 2º vice-presidente, cargos até então ocupados, respectivamente, por Nabor Wanderley (Republicanos) e João Henrique (PSDB).
A vaga de Nabor, que deixou a Casa para assumir a Prefeitura de Patos, ficará com João Gonçalves ou Edmilson Soares, ambos do Podemos.
Para a lugar de João, morto em janeiro após complicações da Covid-19, o entendimento ainda não está 100% fechado. Parlamentares ouvidos pelo Blog apresentam caminhos diferentes.
A hipótese defendida pela maioria é que a oposição faça a indicação. E é o que os deputados contrários ao governo João Azevêdo (Cidadanida) querem e trabalham nos bastidores.
Por outro lado, alguns poucos governistas não escondem o desejo de que a maioria possa estar na disputa. Essa tese, no entanto, tem chance quase zero de surtir efeito.
O motivo? Explico.
A Mesa Diretora, que detém a maior força entre os pares, é defensora de que os oposicionistas permaneçam com a função no colegiado. O que conta muito numa eleição interna.
O que falta? Que o bloco defina, o quanto antes, quem será o ungido ou ungida.