PRESIDENTE DO TRE-PB

Joás: “As eleições irão se realizar, nós temos uma Constituição em vigor”

22 de julho de 2021 às 16h04 Por Wallison Bezerra
Joás de Brito Pereira, presidente do TRE-PB

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Joás de Brito Pereira, voltou a garantir, em contato com o Blog, a realização das eleições em 2022.

“As eleições irão se realizar. Creio firmemente nisso. Nós temos uma Constituição em vigor”, disse o magistrado.

Hoje, o Jornal O Estado de São Paulo divulgou uma matéria afirmando que o ministro da Defesa, Braga Neto, disse ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que sem o voto impresso ou auditável, não haveria como ter eleição no próximo ano.

A pressão de setores do Planalto acontece no momento em que um grupo liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) busca aprovar a todo custo o chamado “voto auditável”.

Em recentes declarações à imprensa e correligionários, Bolsonaro tem afirmado que houve fraudes nas eleições de 2014, apesar de não apresentar uma única prova, até agora.

Em nota, o ministro Braga Neto defendeu a aprovação do voto impresso.

“Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias. A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não desmentiu a denúncia do Jornal, mas afirmou que o brasileiro “vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano”

Comentários: