bastidores

Comando da Sudene entra no radar da política da Paraíba

2 de janeiro de 2023 às 10h51 Por Wallison Bezerra
Comando da Sudene é o sonho da classe política paraibana no governo Lula

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já adiantou que as articulações e nomeações para cargos do segundo escalão do governo Lula (PT) devem ficar para um outro momento. Na semana passada, o petista concluiu a escolha dos 37 ministros e ministras que vão ocupar o comando a Esplanada dos Ministérios.

Apesar do recado de Gleisi, políticos da Paraíba avançam as movimentações para que o Estado fique com o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Até agora, a Paraíba não foi contemplada politicamente na gestão petista.

A agência tem como principal missão “promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional”.

Além da Paraíba, estão sob a jurisdição do órgão Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Sergipe e, parcialmente, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Alguns paraibanos já estiveram à frente da autarquia, a exemplo de Cássio Cunha Lima e Evaldo Cruz. No governo Bolsonaro, a administração ficou sob a responsabilidade do general Carlos César Araújo Lima.

Comentários: