O auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União na Paraíba, Severino Queiroz, deixou a Superintendência do Órgão no Estado nesta segunda-feira (06). Em nota enviada ao Blog, Queiroz informou que está deixando a chefia para retornar ao cargo efetivo na CGU.
“Agradeço imensamente à minha família, aos meus colegas de carreira, em especial aos da CGU Regional Paraíba, aos gestores federais, estaduais e municipais, aos integrantes dos órgãos parceiros (Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunais de Contas da União e da Paraíba, Controladorias estadual e municipais, etc.), aos profissionais de imprensa da Paraíba, à sociedade em geral e aos amigos, que sempre me trataram com muito carinho e respeito”, disse Severino.
A passagem de Severino Queiroz pelo comando da CGU deixa um legado, gigante diga-se de passagem. Desde a participações em investigações, a exemplo da Operação Calvário, à fiscalização minuciosa sobre o pagamento errado do Auxílio Brasil, programa de renda destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Com papel de liderança, arregaçou as mangas. Esteve nas ruas. Não se deixou levar pelo conforto do gabinete, nem pela falsa sensação de poder que uma caneta pode dar.
Severino Queiroz se despede da função deixando uma marca, principalmente para seu Cícero e dona Joana. Mantém o mesmo propósito do jovem garoto criado em uma casa de taipa no Litoral Sul da Paraíba.
Exercer o ofício com maestria. Liderar como líder. Ser do batente, não da superioridade.
Em tempos de homens públicos que não estão à altura do cargo que exercem, conhecer um pouco sobre Severino Souza de Queiroz nos faz acreditar que ainda é possível depositar confiança e apostar em quem cumpre uma missão onde a razão se completa com o coração. Reveja a entrevista concedida ao autor do Blog em 2021: