O deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), anunciou, nesta sexta-feira (28), a criação da ‘Carta da Paraíba’ com sugestões para a formatação da Reforma Tributária, que foram coletadas durante reunião da Comissão de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
O parlamentar destacou a importância da tramitação da PEC, de autoria do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), para economia do país e reforçou a necessidade da desburocratização do atual sistema tributário.
Na `Carta da Paraíba`, Carneiro ainda sugeriu a criação de um e-mail para que a população pudesse apresentar sugestões e esclarecer dúvidas sobre o tema. O material seria compilado e entregue num único documento ao Grupo de Trabalho da Reforma Tributária em Brasília.
“Hoje temos no Brasil uma inversão muito grande, onde vemos produtos supérfluos com taxação zero, enquanto que os que compõem a cesta básica com impostos altíssimos”, disse o deputado.
O relator da reforma no Congresso Nacional, Aguinaldo, elogiou a iniciativa de Eduardo Carneiro e criticou o atual modelo tributário. Ele se mostrou otimista com a possibilidade de pôr em votação uma discussão que vem se arrastando por décadas.
“O Brasil se especializou em piorar o sistema tributário, e hoje nós temos o pior modelo do planeta. Por isso, estamos muito confiantes que agora vamos por em prática uma discussão que já se arrasta por mais de 40 anos”, destacou.
Também participaram da reunião, o presidente do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), os deputados federais Sidney Leite (AM) e Danilo Forte (CE), além de prefeitos e lideranças locais.