O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores se reuniu, na manhã desta quinta-feira (16), com lideranças petistas de João Pessoa para discutir a posição que a legenda vai tomar nas eleições deste ano . A presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, não participou das discussões.
No encontro, que aconteceu de forma virtual, houve a defesa de candidatura própria na capital, inclusive por parte da cúpula nacional. Hoje, dois nomes disputam internamente a preferência do PT: o deputado Luciano Cartaxo e a deputada Cida Ramos.
Apesar da sugestão de candidatura própria, uma corrente minoritária que comunga do apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP). Voto vencido na reunião.
Ao Blog, um integrante da cúpula petista nacional, disse que o encontro serviu para haver uma avaliação da situação local, para que os dirigentes possam entender quais passos que devem ser trilhados. Uma forma de consulta antes da decisão final.
A definição deve ser tomara na próxima segunda-feira (20), em uma nova rodada de discussões com a presença da Executiva Nacional, que tem o poder de decidir o rumo a ser tomado, e dirigentes regionais, a exemplo de Cartaxo, Cida, Luiz Couto, Jackson Macêdo e Marcos Túlio.
Além disso, foi sugerido que seja realizada uma pesquisa para avaliar o panorama. Há quem acredite que na segunda poderá chagar-se a um desfecho. Há quem avalie que não. E assim o PT vai caminhando às vésperas das convenções.