executivo

Prefeitura abre licitação para cremação de animais em João Pessoa

28 de fevereiro de 2025 às 16h29 Por Wallison Bezerra
Licitação foi aberta pelo secretário do Meio Ambiente, Welison Silveira

A Prefeitura de João Pessoa publicou, nesta sexta-feira (28), a licitação para a contratar o serviço de cremação de animais de pequeno porte de até 50 quilos. O processo havia sido antecipado pelo secretário do Meio Ambiente, Wellison Silveira, ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, em 18 de fevereiro.

+ Prefeitura promete crematórios públicos para cachorros e gatos

De acordo com o edital, a proposta é garantir uma “alternativa eficiente para o descarte de animais, em observância ao que prevê a legislação ambiental” e proporcionar “o adequado recolhimento e descarte de carcaças, evitando que grande parte deste resíduo seja encaminhado para o aterro sanitário municipal”.

“O serviço de Cremação é uma proposta que contribui com o meio ambiente de forma significativa, evitando qualquer tipo de contaminação seja do solo, água ou no ar. O processo de cremação é sem dúvida, o mais eficiente, pois, através das altas temperaturas (1.000oC a 1.200oC) utilizadas no processo, realiza uma esterilização completa do material”

Cemitérios para animais 

Recentemente, o Blog revelou, em primeira mão, um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Fábio Lopes (PL) que obrigava o Poder Executivo a criar um cemitério pet na capital.

À época, o secretário Wellison Silveira se mostrou contrário à proposta. “Recentemente, foi publicado no Diário Oficial uma providência que visa instalar um sistema de cremação de animais nas unidades hospitalares veterinárias do município de João Pessoa. Com isso, acreditamos que conseguiremos atender não apenas os animais que são atendidos nessas unidades, mas também aqueles que venham a falecer em suas residências ou até mesmo nas ruas, mercados públicos e outros locais. O processo foi publicado e trata-se de um processo de credenciamento”, disse Welison.

Comentários: