bastidores

MDB busca Republicanos para federação; há liga para junção na Paraíba?

7 de maio de 2025 às 10h16 Por Wallison Bezerra
Antigos companheiros de partido e hoje adversários, Veneziano e Hugo estão dispostos a voltar comungar do mesmo pensamento politico?

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, se reuniu, nessa terça-feira (06), com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, para discutir a possibilidade de uma federação partidária entre as duas legendas visando a sucessão de 2026.

Anteriormente, o Republicanos já havia sido procurado por União Brasil e Progressistas, mas rejeitou o casamento temporário com as siglas de Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro.

Agora, a agremiação partidária de Hugo Motta é cobiçada pelo MDB de Veneziano Vital do Rêgo. Na Paraíba, os dois partidos caminham em lados opostos da política paroquial.

Hugo e Republicanos integram o projeto liderado pelo governador João Azevêdo (PSB). Já Vital, que foi aliado de Azevêdo, migrou para oposição após amargar o quarto lugar na disputa pelo Governo do Estado em 2022.

Caso avance em Brasília, a junção de MDB e Republicanos trará reflexos para sucessão estadual.

Com o peso de ter em seus quadros três deputados federais, dentre eles um presidente da Câmara Federal, a tendência é que, em se consolidando, a coligação seja liderada por Hugo Motta na Paraíba, trazendo musculatura para o projeto governista e enfraquecendo o bloco oposicionista.

Para Veneziano, talvez seja a salvação que o MDB busca para voltar a ter representatividade na Câmara Federal. Com dificuldades de formar chapa proporcional, seria, na prática, um combustível para engrenar a histórica legenda sem representatividade na Câmara desde 2018.

Mas, cabe uma pergunta aos navegantes: há liga na Paraíba para consolidação do sonho idealizado pelos caciques de Brasília?

A ver o que poderá vir pela frente.

Comentários: