Ao solicitar diligências contra o influenciador Hytalo Santos, o Ministério Público da Paraíba disse que paraibano investigado se aproveitou das condições de crianças e famílias para a prática de “adultização de adolescentes, consistente na indução precoce a comportamentos e performances sexualizadas, empregada como estratégia deliberada de engajamento digital e rentabilização econômica.”
“Os indícios são de aproveitamento da vulnerabilidade social e emocional de algumas crianças e adolescentes e de vulnerabilidade econômica dos pais destes, induzindo as crianças e adolescentes a participar de poses, coreografias e danças eróticas ou erotizadas para divulgação nas redes sociais, mediante promessa de recompensas”, argumenta o MP, em documento que o Blog Wallison Bezerra teve acesso.
Uma nova busca e apreensão foi autorizada ontem (13) pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da Vara da Infância e Juventude. Para o magistrado, os fatos narrados pela Promotoria são “graves” e demonstram a necessidade “urgente do Poder Judiciário para apurar tal prática criminosa”.
Na decisão, que corre em segredo de Justiça, mas o Blog teve acesso, Rudimacy citou “a presença de estrutura organizada, com movimentações financeiras e logística de apoio, voltada a manter as práticas criminosas, com possibilidade de ocultação de provas, daí o caráter urgente da medida”.
“A fumaça do bom direito resta clarividente pelos fortes indícios da prática de vários crimes como FAVORECIMENTO E ALICIAMENTO DE MENORES- EXPOSIÇÃO ERÓTICA DE MENORES NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES – OFENSA A DIGNIDADE SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. “ADULTIZAÇÃO” E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL, bem como pela violação de direito das crianças e dos adolescentes”, assinalou o juiz.
Além de buscas no endereço residencial de Hytalo, foram autorizados também a apreensão nos prédios onde funcionam as empresas gerenciadas pelo paraibano e de seu marido, conhecido como Euro.
“Em caso de resistência ou necessidade, fica deferida ordem de arrombamento, com a finalidade de apreensão de quaisquer evidências, físicas e digitais, relacionadas aos crimes narrados pelo Ministério Público, assim como outros, em especial, integração de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e lavagem de dinheiro”, autorizou o juiz, destacando que as medidas também podem ser cumpridas em quartos de hotéis, motéis e outras hospedagens temporárias.
Em nota divulgada mais cedo, a defesa de Hytalo disse que ele estava em São Paulo, onde cumpre atividades profissionais.
Pagamento às famílias dos menores
O Ministério Público também informou à Justiça a forte suspeita de “pagamento de remuneração aos pais dos adolescentes, a fim de que estes fiquem sob o domínio do Hitalo Santos, para que as rotinas dos adolescentes sejam publicadas em fotos e vídeos, com exposições em performances de danças com conteúdo sexual, em que menores aparecem com roupas minúsculas e inadequadas”.
Para o MP, Hytalo Santos “utiliza a exposição da sensualidade/sexualidade dos adolescentes sob seus cuidados como forma de monetizar e impulsionar suas redes sociais, gerando rendimentos/ganhos para si”.
O que diz Hytalo Santos sobre as acusações
O influenciador paraibano Hytalo Santos se manifestou nesta quinta-feira (14) pela primeira vez desde que passou a ser investigado por suposta adultização de menores em vídeos publicados nas redes sociais. Em nota, divulgada pela CNN, ele negou as acusações de exploração de crianças ou adolescentes e afirmou confiar que “a verdade prevalecerá”.
“Repudio categoricamente qualquer acusação de exploração de menores. Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes”, disse em nota.
Hytalo afirmou ainda que está em São Paulo, mas segue à disposição da Justiça. “Esclareço que jamais me ocultei ou obstruí investigações. Estou em viagem a São Paulo há mais de um mês e permaneço, desde o início, à disposição das autoridades para todo e qualquer esclarecimento, confiando que a verdade prevalecerá sobre qualquer tentativa de distorção”.
Na nota divulgada pela defesa, Hytalo reafirmou a “integridade e indignação diante de falsas acusações”. “Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida.”
“Todos os esclarecimentos necessários à Justiça serão prestados nos autos do processo”, finaliza o influenciador no comunicado oficial.