O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou um requerimento para convocar o ex-deputado Leonardo Gadelha (Podemos) para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS. O colegiado deve votar o pedido nesta terça-feira (26).
Gadelha foi presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre os anos de 2016 e 2017, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer. Além do paraibano, outros ex-chefes do Instituto devem ser convocados.
“Sem sombra de dúvidas, a participação nesta CPMI do senhor LEONARDO DE MELO GADELHA, que ocupou o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre os anos de 2016 e 2017, será essencial para à adequada compreensão dos processos de autorização e controle dos descontos associativos”, diz o requerimento de Gaspar que o Blog teve acesso.
A CPMI
A CPMI terá 180 dias para investigar as supostas fraudes na Previdência Social. A comissão foi criada em junho, com a leitura do pedido durante sessão do Congresso.
O requerimento teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores — número superior ao mínimo exigido (um terço da composição de cada Casa). A comissão mista é formada por 15 senadores e 15 deputados
Investigações da Polícia Federal e da CGU apontaram em abril um esquema que cobrava mensalidades irregulares de aposentados e pensionistas. Os valores eram descontados dos benefícios sem autorização. Os desvios investigados, referentes ao período de 2019 até 2024, na ocasião foram estimados em R$ 6,3 bilhões.