judiciário

Tribunal de Justiça afasta juiz por atraso de julgamentos na Paraíba

27 de agosto de 2025 às 17h41 Por Wallison Bezerra
Sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou, nesta quarta-feira (27), o afastamento do juiz Iano Miranda dos Anjos, titular da Vara Mista de Cuité, no Curimataú da Paraíba. O magistrado é acusado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Campina Grande de atrasar julgamentos.

Dentre os pontos elencados pela OAB-CG, estão a demora para emissão de um despacho, acúmulo de processos para decisão ou sentença e falta de atendimento de advogados.

Ao votar, o relator do caso, desembargador e corregedor-geral de Justiça, Leandro dos Santos, disse que o afastamento é necessário para que o magistrado possa, por exemplo, se aperfeiçoar para melhorar o seu trabalho.

“Vou propor o afastamento do magistrado. Estou entendo que é preciso afastar o magistrado por tudo que ele fez e vem fazendo, desde 2019. Não faz sentido manter ele na jurisdição. É preciso deixar exatamente para ele poder se defender, aproveitar o tempo para fazer uma especialização, um curso de gestão e dar uma melhorada na forma de ser e trabalhar”, votou Leandro dos Santos.

O desembargador João Benedito citou que é “lamentável” afastar um juiz, mas frisou que a medida foi precisa. Já o desembargador Abraão Lincon pontuou que o caso merece uma “apuração mais aprofundada, diante das gravidades” levantadas pelo relator do caso.

Os demais membros do Tribunal Pleno votaram favorável ao afastamento, que terá duração até a conclusão do processo administrativo.

Deixe o seu comentário