
O governador João Azevêdo (PSB) convidou o presidente Lula (PT), nesta quarta-feira (10), para uma agenda em João Pessoa no mês de janeiro. O convite foi feito pelo gestor paraibano durante agenda com o petista no Palácio do Planalto.
No encontro, Lula demonstrou a intenção de voltar ao estado para participar do lançamento do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil, que funcionará na Estação das Artes, na Capital paraibana.
Ao autor do Blog, durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios e Rádio POP FM de João Pessoa, Azevêdo explicou que a implantação do computador colocará a Paraíba “à frente de todos os estados”.
“É claro que ainda talvez as pessoas não tenham a dimensão do que representa você ter um Centro Internacional de Computação Quântica no Estado. Isso é um avanço gigantesco que a gente sabe que colocará mais uma vez a Paraíba, que já tem uma tradição muito grande na área de pesquisa, ciência, inovação, à frente de todos os estados do Brasil com essa instalação. O presidente se mostrou extremamente empolgado e querendo participar e provavelmente no início de janeiro ele deverá estar aí [na Paraíba] para a gente assinar esse contrato”, afirmou.
A implantação do primeiro computador quântico do país foi viabilizada através de uma parceria entre o Governo da Paraíba, Governo Federal e empresas chinesas, com o foco avanços em ciência, indústria e medicina, com foco no processamento de dados do radiotelescópio Bingo e na formação de especialistas.