Judiciário

PF e CGU deflagram nova fase da Operação Calvário

27 de outubro de 2020 às 07h37 Por Wallison Bezerra

A Polícia Federal e Controladoria-Geral da União deflagraram, na manhã desta terça-feira (27), a nona fase da Operação Calvário. Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão de documentos que vão auxiliar nas investigações.

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e cumpridos em João Pessoa, Cabedelo, Brasília e Sergipe. 

A ação deflagrada hoje apura crimes de lavagem de capitais praticados pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Arthur Paredes Cunha Lima, e por pessoas ligadas ao grupo empresarial em uma das organizações sociais envolvidas que recebiam propina de fornecedores.

Em nota, o TCE informou que não teve acesso às investigações.

“O Tribunal de Contas da Paraíba não sabe o conteúdo e, por isso mesmo, fica inviável emitir qualquer manifestação sobre o específico procedimento investigativo. No mais , é renovar que o TCE colabora e é absolutamente comprometido com a legalidade e regularidade em seus procedimentos”, disse o órgão.

Leia também:

Calvário apura suspeitas de crimes praticados por Arthur Cunha Lima

STJ bloqueia R$ 23,4 milhões de investigados na Calvário 

Operação Calvário

A Operação Calvário investiga a instalação e o funcionamento de uma organização criminosa liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

O esquema teria começado em 2011 e envolveria a contratação de organizações sociais (OSs) para gerir recursos públicos. De acordo com a investigação, as OSs direcionavam os gastos de hospitais para determinados fornecedores, que, posteriormente, repassavam parte do valor a agentes públicos.

O inquérito tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) devido ao foro privilegiado do governador João Azevêdo (Cidadania) e dos conselheiros do TCE-PB Arthur Cunha Lima, Nominando Diniz e André Carlo Torres.

Comentários: