Judiciário

Operação ‘Cara de Pau’ prende delegada na PB; veja flagrante

22 de abril de 2021 às 13h40 Por Wallison Bezerra
Delegada Maria Solidade de Souza foi alvo de uma operação do Ministério Público da Paraíba

A delegada Maria Solidade de Souza, com atuação na Polícia Civil em Alagoa Grande, e um escrivão foram presos hoje em uma Operação conjunta do Núcleo de controle da atividade policial ( NCAP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba. Eles são suspeitos de tentar obter vantagens ilícitas por meio de extorsão.

Veja o vídeo onde a delegada foi flagrada recebendo extorsão de um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Sobre a operação ‘Cara de Pau’

De acordo com informações repassadas pelo promotor que coordena o Ncap, Guilherme Lemos, foi feita uma denúncia por um servidor público federal de que estava sendo extorquido pelos dois investigados. A delegada e o escrivão estariam exigindo dinheiro para beneficiá-lo em um procedimento policial que apurava um ato cometido pelo denunciante. Foi exigido R$ 5 mil. A metade foi paga e, com autorização judicial, o Ncap e o Gaeco monitoraram o segundo pagamento, prendendo os acusados em flagrante.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo um na Delegacia de Polícia Civil de Alagoa Grande e dois nas residências dos acusados, em João Pessoa. Os dois investigados foram presos e conduzidos para a Central de Polícia em Guarabira, onde aguardarão a audiência de custódia.

O nome da operação “Cara de Pau” foi em alusão ao atrevimento dos dois acusados de cometerem um ato de concussão dentro de uma delegacia, achando que não responderiam pela conduta. O crime de concussão está previsto no Artigo 316 do Código Penal, como o ato de exigir vantagem indevida, na qualidade de servidor público.

Veja o momento da operação

O que diz a defesa 

Em contato com o Blog, o advogado Aécio Farias, responsável pela defesa da delegada, contestou as acusações.

“Lamentar o fato da defesa não ter tido acesso a nenhum elemento. Tomamos conhecimento com o que a imprensa tem divulgado. Um vídeo de péssima qualidade onde não se ver ela [delegada] pedido ou recebendo dinheiro. A delegada Maria Solidade tem um passado de luta a favor da cidade contra criminalidade. Esperamos ter acesso ao que foi apurado”, disse.

O jurista afirmou que ainda hoje pretende ingressar com um habeas corpus para que Maria Solidade seja colocada em liberdade.

O que diz a Polícia Civil 

A Polícia Civil disse, por meio de nota, que vai adotar as medidas necessárias sobre o caso.

A Polícia Civil da Paraíba informa que adotará as medidas administrativas e de Corregedoria cabíveis para a apurar , em toda sua extensão, as denúncias formalizadas na tarde desta quinta-feira (22) pelo Núcleo de Controle de Atividade Policial (NCAP) do Ministério Público da Paraíba ( MPPB) que resultaram na prisão de uma delegada e um escrivão da Polícia Civil na cidade de Alagoa Grande, no interior da Paraíba.

Comentários: