bastidores

Como articuladores de Lula acompanham formação de chapas na PB

24 de janeiro de 2022 às 21h33 Por Wallison Bezerra

Interlocutores da excetiva nacional do Partido dos Trabalhadores têm acompanhado com atenção os bastidores para formatação das chapas majoritárias na Paraíba.

Apesar do PT local ensaiar candidaturas próprias ao Senado e ao Governo, a sigla de Lula não esconde o desejo de ter o máximo de palanques no estado. Engana-se quem quer se impor como dono da campanha do petista em terras paraibanas.

Uma disputa em especial é observada com atenção: a eleição para o Senado Federal. Com popularidade em alta, o ex-presidente quer voltar a comandar o Palácio do Planalto com uma base ampliada na Casa Legislativa e de preferência com outras siglas aliadas.

A cúpula do PT admite conversas e composições com quase todo mundo, inclusive com quem já esteve bem próximo, mas trilhou caminhos diferentes. O diálogo, porém, fica limitado a quem um dia fez oposição ferrenha à época que Luiz Inácio esteve à frente da Presidência da República.

A avaliação é que é possível sentar e voltar a abrir diálogo com ex-aliados ou ex-companheiros de governo que migraram para rumos distintos. A situação, no entanto, fica delicada quando refere-se aos que lideraram investidas contra Lula no Congresso Nacional.

Se depender de líderes petistas em Brasília, é quase impossível o apoio na terra de Sivuca ao candidato que estiver acompanhado por quem não toca de maneira alguma a mesma sanfona do ex-metalúrgico.

Volto ao assunto em breve.

Comentários: