bastidores

Ricardo Coutinho, Veneziano Vital e um objetivo

8 de fevereiro de 2022 às 08h34 Por Wallison Bezerra
Divididos entre um passado de distanciamentos e aproximações por desejos políticos, Veneziano e Ricardo se aproximam para um único objetivo

O encontro protagonizado ontem pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) direciona para onde o parlamentar deve marchar nas eleições deste ano.

Em crise com o Palácio da Redenção desde meados do ano passado, Vital passou a ser cobiçado por quem um dia lhe escolheu para centrar ataques, que não são poucos.

A mais recente foi em 2019, quando o grupo de Coutinho decidiu intervir no PSB e convidar o governador João Azevêdo, atualmente no Cidadania, deixar o partido que foi eleito em primeiro turno.

Insatisfeito, Ricardo usou a executiva nacional para destituir o diretório estadual. O resultado foi o rompimento político entre as duas lideranças. Hoje, o próprio presidente do PSB, Carlos Siqueira, reconhece que foi induzido ao erro.

À época, Veneziano decidiu seguir João e optou por deixar o reduto girassol. A escolha foi o MDB. O movimento de Vital foi criticado por Coutinho. O agora petista atribuiu a si a eleição de todos, de deputados ao governador João. Tese contestada por Veneziano.

“Passar na cara não pode, até porque me estranha que na quinta-feira, quando estivemos juntos, a relação de Ricardo foi totalmente diferente dos arroubos vistos ontem numa entrevista. Passar na cara não, sabemos muito bem da participação de todos valorosos que fizeram parte do processo. Imagine se eu tivesse que passar na cara o processo de 2014? Você sabe como foi minha postura”, reagiu o senador em dezembro de 2019 durante entrevista à Rede Mais.

Em busca de apoio político para disputar o Palácio da Redenção contra o até pouco tempo aliado, o senador emedebista indica, mais uma vez, que pode esquecer o passado de turbulência com Ricardo Coutinho. Como foi a mudança de comportamento de 2014 a 2018.

Ao escolher dialogar com o principal adversário de Azevêdo, Vital deixa explícito o tipo de relação que passará a ter com o governador, por mais que alguns ainda apostem numa reaproximação.

Divididos entre um passado de distanciamentos e aproximações por desejos políticos, Veneziano e Ricardo se reencontram para um único objetivo. Os sinais são vitais.

Comentários: