JUDICIÁRIO

Prefeitura de Santa Rita vai ao STF para barrar atuação da Sudema na cidade

25 de março de 2024 às 18h34 Por Wallison Bezerra
Ação será relatada pelo ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal

A Prefeitura de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (22), para limitar a atuação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, órgão do Governo da Paraíba, no município. O recurso será julgado pelo ministro Dias Toffoli.

Na petição, que o Blog Wallison Bezerra teve acesso, a gestão Emerson Panta (PP) pede, através da sua Procuradoria, que a Suprema Corte derrube o entendimento formado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, que deu a Sudema a garantia para continuidade de serviços de fiscalização e autorização emissão de licenças ambientais para empreendimentos.

O município chegou a acionar a 1ª Instância da Justiça Estadual e conseguiu êxito para frear as ações do órgão estadual sob o argumento que a Sudema trabalha com uma “tentativa desenfreada para autuar em empreendimentos licenciados pela Prefeitura”.

O Estado recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba e a 3ª Câmara Cível deu vitória ao Poder Executivo Estadual, pontuando que havia um dano grave à cidade caso fosse mantido o impedimento do serviço da Sudema.

Insatisfeito com o resultado, a gestão Panta recorreu ao Supremo, afirmando que a Sudema tem interferido em processos de licenciamento ambiental, “desconsiderando por inteiro as licenças ambientais emitidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente”.

“Já são diversos os casos em que a parte ré, de forma completamente autoritária, inconstitucional e ilegal, tem constrangido as atividades licenciadas pelo Município, sob a alegação de que o ente local não teria competência para tanto e que, portanto, tais licenças seriam inválidas”, escreve a petição.

Agora, a gestão municipal requer a concessão de uma liminar para a suspensão do acórdão da 3ª Câmara Cível do TJPB, barrando qualquer sanção administrativa aplicada pela Sudema sobre atividades ambientalmente licenciadas ou autorizadas pelo Município de Santa Rita.

Comentários: